Heráldica


Brasão:

Escudo de ouro, oliveira de verde arrancada do mesmo e frutada de negro, entre duas gavelas de espigas de trigo de verde, atadas de vermelho; campanha de burelas ondeadas de azul e prata.
Coroa mural de prata e três torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: “ASSUNÇÃO – ARRONCHES”.

Elementos de Heráldica registados na Direcção-Geral da Administração Autárquica com o n.º 17/97, de 29 de Janeiro; ordenação heráldica, tendo em conta o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, de 31 de Janeiro de 1996, publicada na III Série n.º 151 do Diário da República de 2 de Julho de 1996.

Memória descritiva e justificativa dos símbolos heráldicos
- A oliveira e as espigas de trigo representam a actividade predominante na terra.
- A campanha de burelas ondeadas de azul e prata representam o Rio Caia.
- A prata representa a esperança e a riqueza dos seus habitantes.
- O ouro representa a fé, a prudência e a firmeza dos seus habitantes.
- A cor verde significa a esperança, o amor e a gentileza dos seus naturais.

Selo:

Nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Assunção-Arronches".

Bandeira:

De verde, cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.

Memória Descritiva

Na imagem surge a planície alentejana que tanto nos caracteriza e que dá forma ao “til” da palavra “assunção”. Ao fundo, a imagem estilizada e geometrizada da Igreja Matriz, do orago de Nossa Senhora de Assunção, invocação da Freguesia. A forma como está representada permite uma fácil leitura da mesma.

As cores, os verdes, remetem para o verde constante na oliveira e espigas do brasão e relembram os campos verdejantes, em certas alturas do ano, de Arronches. O preto e o cinza dão força aos tons claro, enaltecendo o contraste existente.

A tipografia, um tipo de letra moderno e sem serifa, remete-nos para o futuro, para o desenvolvimento de uma terra que não quer parar no tempo, mas que também não esquece o passado e as suas origens. Os dois “s” surgem virados um para o outro acrescentando um maior destaque e impacto gráfico para a palavra “assunção” e significam uma comunicação mais aberta, mais direcionada para o cidadão, quase que como de mãos dadas.

No seu conjunto surge como um equilíbrio entre texto e imagem, com formas simples, aliando harmonia e legibilidade, permitindo uma leitura clara e objetiva.